MUNDO YAOI

Oie pessoal!! Hoje estou aqui para falar de um assunto e livra – lo de preconceitos!!
Convido –os a conhecer o mundo yaoi!!^^

YAOI


Yaoi é um gênero de publicação que tem o foco em relações homossexuais entre dois homens e tem geralmente o público feminino como alvo. O termo se originou no Japão e inclui mangá, anime, novelas e dōjinshis. No Japão esse gênero é chamado de “Boy’s Love”, ou simplesmente “BL”, e “yaoi” é mais usado por fãs do ocidente. O yaoi se expandiu para além do Japão; materiais podem ser encontrados nos Estados Unidos, assim como em nações ocidentais e orientais ao redor do mundo.

Pronúncia

Na pronúncia japonesa fiel, todas as três vogais são pronunciadas separadamente. Apesar disso, é frequentemente escutado com apenas duas sílabas, IPA: [iaoi]. Assim, a pronúncia mais correta em português é /ya-ô-i:/, ou “iaoí” (a última vogal é longa)

Significado

As letras em inglês formam o acrônimo da frase (yama nashi, ochi nashi, imi nashi), que é traduzido para o português comoSem clímax, sem resolução, sem significado”, ou como a frase de efeito “Sem pico, sem ponto, sem problema.”, apesar do termo não ser usado dessa maneira. O termo parece ter sido originalmente usado no Japão por acaso por volta de 1970 para descrever dōjinshis que continham uma paródia bizarra e brincalhona. Apesar disso, o termo acabou por se tornar referente apenas ao material de relações homossexuais explícitas entre dois homens. Yaoi não é um termo comum na cultura japonesa; é específica para a subcultura otaku.

QUANDO SURGIRAM??


As primeiras historias yaoi surgiram em meados dos anos 80, e eram paródias divertidas feitas em cima de personagens famosas de animês e mangás tipo Cavaleiro do Zodiaco. Sabe aqueles garotos muito machos que passavam o mangás ou o animê todo correndo atras de seus objetivos, sem dar a mínima para aquela menina capaz de fazer tudo pôr ele, mais que sempre estavam dispostos a se sacrificar pelos seus amigos do peito? Pois é , eram exatamente esses sujeitos os mais propensos a estrelar os primeiros mangás yaoi. Só que esse tipo de historia , protagonizada por um casal de garotos que se amam, invadiu o mangá mainstream e hoje temos um numero grande de revistas, tanto para adolescentes quanto para mulheres adultas,com historias yaio. Mesmo revistas tradicionais.

QUAIS OS FATORES QUE DEFINEM O YAOI ??

Há três fatores que estão presentes nos trabalhos yaoi e que podem ajudar a explicar seu sucesso no Japão: a beleza andrógina, personagens que trazem em si características psicologias masculinas e femininas; e a presença de dois tipo básicos de personagens : o uke e o seme.
Nenhum deles se garante sozinho,mais juntos podem nos dar indícios de como a coisa realmente acontece.

O ideal de beleza andrógina não foi inventada pelas mangakás, ela simplesmente existe dentro da cultura japonesa. Lá o belo esta associado á delicadeza, ao equilíbrio, as coisas pequenas, aparentemente frágeis .O bishounen (rapaz bonito)já parecia atraente, tanto aos homens quanto as mulheres, desde muito ,muito tempo .Aliais, mesmo em produções shonen.
Quando o assunto é shojo,esse ideal de beleza é elevado ao extremo.
A outra caracteristica do yaoi muito marcante é a presença de personagens complementares: o uke e o seme . O primeiro vem do verbo ukeru, receber, e o segundo vem do verbo semeru, atacar.

Em uma historia yaio padrão existe sempre o seme, que é mais alto, forte, e determinado e que toma de assalto- muitas vezes usando de violência – o uke, que seria o menor, mais delicado, submisso ate, e profundamente apaixonado.
De qualquer forma essa idéia funciona como cânone dentro dos mangás. Assim em todos as casais deve haver diferença de altura.

Dōjinshis

Dōjinshis costumam estrear pares homens homossexuais de obras não românticas de mangá e anime. Muito desse material deriva de obras shōnens e seinen direcionadas para o público masculino, que são persuadidas pelos fãs para implicar atração homossexual. Apesar disso, fãs podem criar pares masculinos homossexuais de qualquer obra publicada de mangá e anime. Pares “quebrados” e crossovers às vezes estream pares românticos impossíveis ou improváveis.

Apesar de focados em dōjinshis baseados em mangás em particular, qualquer personagem masculino pode se tornar o assunto de um dōjinshi yaoi, como personagens que não fazem partes de títulos de séries de mangás, como Harry Potter e Piratas do Caribe. Séries de video games também costumam ser um alvo, incluindo séries como Kingdom Hearts e Final Fantasy

Muitos dōjinshis são criados por amadores que costumam trabalhar em “círculos”; por exemplo, o grupo CLAMP começou como um círculo amador de dōjinshi. Porém, alguns artistas profissionais, como Kazumi Kodaka e Maki Murakami, também criam dōjinshis.

Alguns autores criam subuniversos separados nas suas histórias e dōjinshis. Em alguns casos, esses subuniversos, chamados “AUs” ou “Alternate Universes”, ganham suas próprias versões de fãs que podem ser mais populares que as séries originais.

Conheça melhor o gênero Yaoi assistindo :

Angel’s Feather
BeBoy Kidnapp’n Idol
Close the Last Door!
Earthian
Fujimi Orchestra


Gravitation
Kizuna
Legend of the Blue Wolves


Monochrome Factor
Princess Princess
Tokyo Babylon
Yami no Matsuei

Bom é isso espero que tenham gostado!!
Ate a proxima!!
Já né!! *.*
Cereja -chan

2 respostas para MUNDO YAOI

  1. m4t3us disse:

    olha não sou muito fan de yaoi,mas gostei muito do poste muito bem estrutrado! parabéns!!!!!!!!

  2. Lucas disse:

    la-li-hooo *_*
    Muito bom, cereja-chan ^^
    Arrassando como sempre rsrs

    \o/

    [só faltou explicar o que é lemmon =x]
    kkkkkk brincadeira]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: